CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS
Cursos | Pós-Graduação |
Vídeo de apresentação do curso CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS EAD
Apresentação do curso CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS EAD
Em todo o mundo, o Brasil é um dos países de mais rápida urbanização, tendo passado de um país rural para um país urbano em apenas 50 anos, tanto que os últimos censos demonstraram que mais de 80% da população brasileira é urbana. Devido à falta de planejamento com que foram concebidas, a realidade do século XXI indica que as cidades serão palco de grandes problemas ambientais, seja decorrente de problemas em escala global, como o aumento da temperatura média do planeta, seja em escala local, em função de suas especificidades.
Assim, surge uma grande área dentro da Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, que é a concepção de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, para tratar de questões como moradia, transportes, drenagem, vias públicas e meio ambiente saudável, que revelam algumas das carências decorrentes do inchaço das cidades, tanto que constantemente são objetos de políticas públicas de planejamento e de implementação. Para integrar esses diversos fatores de infraestrutura, torna-se necessária a figura de um profissional capaz de viabilizar a tomada de decisão dos órgãos públicos de forma mais eficiente, a partir de uma visão sistêmica, técnica, e também humana. Uma cidade sustentável é uma cidade projetada considerando os impactos socioambientais. Em uma cidade sustentável o modelo e a dinâmica de desenvolvimento, além dos padrões de consumo, respeitam e cuidam dos recursos naturais e das gerações futuras.
Uma vez que as cidades devem ser pensadas como um elemento orgânico, regido por atores da iniciativa privada (imobiliárias, construtoras, incorporadoras e proprietários), pelo poder público (nas suas três esferas de poder) e pela população em geral, o profissional da área de planejamento urbano emerge como aquele responsável pelo intermédio das discussões técnicas para a tomada de decisão. A grande peculiaridade desse profissional, no entanto, que o distingue de um administrador público, é o seu conhecimento técnico nas especialidades das Engenharias, Urbanismo e Tecnologia da Informação: ele deve entender de materiais de construção civil, sustentabilidade, construtiva, geração de resíduos, transportes e mobilidade, saneamento, energia (hidroelétrica , eólica, solar, biomassa, mar motriz, etc.) pavimentações, solos, geomática, e principalmente saber unir todos esses conhecimentos para aplicá-los nas decisões sobre o que fazer nas cidades atuais e do futuro, onde os problemas não mais serão resolvidos apenas por desenhos e projetos mirabolantes e legislações arcaicas.
O principal atributo do profissional versado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, é integrar, no espaço urbano, com racionalidade e otimização, fatores como habitação, construções diversas, transportes e mobilidade, infraestrutura viária, saneamento, drenagem, uso adequado do solo, meio ambiente e gestão de resíduos, para que investidores e os órgãos públicos sejam capazes de tomar decisões e implementar projetos conforme a realidade e desafios do século XXI, que são enormes.
Cidades Inteligentes e Sustentáveis, pensam em mobilidade urbana sustentável como sendo aquela que promove o planejamento integrado, levando em consideração a interdependência entre os transportes, a saúde, o ambiente e o direito à cidade e os inúmeros aspectos das políticas públicas como moradia, geração de emprego e renda, perfil de uso das fontes de energia utilizadas e, principalmente, para que haja integração de todos os modais de transporte, priorizando principalmente a melhora da qualidade e o aumento do uso do transporte público, a segurança e conforto de pedestres e ciclistas, melhorando a qualidade de vida de todos.
A Pós-Graduação modalidade EaD em Cidades Inteligentes e Sustentáveis, dentro da perspectiva de Smart Cities, tem o propósito de compreender a dinâmica sócio espacial do território urbanizado, em uma ótica crítica e segundo seus problemas, mazelas e desafios intrínsecos, de modo a oferecer por meio de estudos aplicados, propostas e possíveis soluções pa
Quer tirar dúvidas? Clique em fale conosco.