X

Não vá embora ainda!

Aproveite a oportunidade de garantir a 1ª mensalidade a partir de R$49 e descontos de até 70% durante todo o curso!

Consulte as condições no regulamento

Fale conosco agora pelo Whatsapp

Apresentação do curso ABA - Treinamento familiar em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo EAD

O curso tem por objetivo treinar pais, cuidadores, familiares e responsáveis de pessoas TEA, além de pessoas interessadas no tema, sobre o transtorno do neurodesenvolvimento e estratégias de manejo comportamental. A compreensão dos treinos de habilidades básicas, de autocuidado e o manejo de comportamentos disruptivos, serão abordados para auxiliar em situações cotidianas. Buscamos promover autonomia, bem-estar e qualidade de vida ao núcleo familiar. Também temos por objetivo focar na importância do protagonismo familiar nas intervenções com pessoas TEA, potencializando habilidades diversas, de forma prática e objetiva. Compreende-se que estratégias de treinamento parental são fundamentais para proporcionar a generalização de habilidades e potencializar intervenções realizadas em ambiente clínico e escolar.

Inscreva-se
  • Formação LIVRE
  • Modalidade A distância
  • Duração 60 horas
  • Carga Horária 60 horas
Carregando Aguarde...


Módulo 1: Profª. Arlete Giarola de Paiva Ávila e Profª. Renata Maransaldi

1. O que é transtorno do espectro autista?

2. Análise do Comportamento Aplicada (ABA);

3. Temos um diagnóstico, e agora?;

4. Influência do ambiente no comportamento TEA;

5. Importância do desenvolvimento da autonomia e autocuidado;

6. Propósito familiar;

Módulo 2: Profª. Keise Fernanda Aguiar

1. Compreendendo os objetivos terapêuticos;

2. Conhecendo os programas de ensino;

3. Folhas de registro, porquê mensurar comportamentos?

4. A importância da preparação do ambiente;

5. HRE (feliz, relaxado e engajado), como selecionar itens de preferência?

6. Estratégias do brincar.

Módulo 3: Profª. Bianca Balbueno

1. Manejo de comportamentos disruptivos;

2. Como estimular habilidades em ambiente natural;

3. Procedimentos de dicas;

4. Aprendizagem sem erro;

5. Estratégias para ensino de habilidades de autocuidado;

6. Registro do comportamento.

Prof. Me. Thamyres Silverio Figueiredo

Não há entrega de documentos.

Não há pré-requisitos.

Profa. Arlete Giarola de Paiva Ávila

Graduada em Artes e Mestranda em Transtornos de Aprendizagem e Neurociências. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada a Pessoas com TEA, e Especialista em Neuropsicopedagogia. Supervisora ABA na Clinica Escola do Autista de Santos-SP e Terapeuta ABA no CETEA Juditha Paludo em Cascavel-PR. Ministra cursos na área do autismo, capacitações em ABA. Possuí experiência na área do autismo, trabalhando com ABA e intervenção neuropsicopedagógica, avaliação e intervenção. Vive o mundo TEA desde a infância.

Profa. Me. Bianca Balbueno

Psicóloga e Pedagoga, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento e Especialista em Neuropsicologia. Especialista em Terapia Comportamental. Atualmente é supervisora clínica. Sua principal área de atuação é em Análise do Comportamento Aplicada à crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), área na qual atua desde 2013.

Profª. Keise Fernanda Aguiar

Psicóloga e Mestranda em Distúrbios do Desenvolvimento. Especialista em Intervenção ABA para pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Terapia Comportamental com Ênfase em Autismo. Atualmente é supervisora clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento, transtorno do espectro do autismo, deficiência intelectual, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno opositivo-desafiador e transtornos de aprendizagem.

Profª. Renata Maransaldi

Psicóloga com formação em Terapia do Esquema e Especialista em Terapias Cognitivas e Transtorno do Impulso, certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Atualmente é Psicóloga Clínica, Supervisora e colaboradora do Ambulatório de Transtornos do Controle do Impulso do Instituto de Psiquiatria da USP. Coautora do livro “Pais de Autista - Acolhimento, Respeito e Diversidade”, Renata vivencia o universo TEA e síndromes raras.

Coordenadora: Prof. Me. Thamyres Silverio Figueiredo

Psicóloga com formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto de Psiquiatria da USP. Mestre em Direito da Saúde - Dimensões Individuais e Coletivas, com ênfase em autismo no SUS. Especialista em Terapias Cognitivas e Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual. Capacitada em humanização no SUS, atualmente é Diretora Institucional do Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (Clinica Escola do Autista de Santos) e Fundadora da TF Conexão Integrada, especializada em atendimento multidisciplinar, rastreio e avaliação no Transtorno do Espectro Autista e intervenção ABA.

Quer tirar dúvidas? Clique em fale conosco.