Apresentação do curso Ecoterrorismo: Conflitos Ambientais e Relações Internacionais EAD

O curso analisará o encontro entre a ecologia política e as relações internacionais e a nova perspectiva da Ecopolítica Crítica Internacional.

Durante as últimas décadas, os estudiosos discutiram vários cenários do terrorismo moderno. Um desses cenários - terrorismo motivado islâmico - veio à tona com os ataques ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Outro cenário discutido envolve ataques terroristas contra o ambiente natural como parte de um chamado "ecoterrorismo". Esses ataques são realizados com armas tradicionais ou com a “bomba suja” frequentemente mencionada, isto é, armas biológicas fabricadas e mal utilizadas pelos terroristas.

O termo “ecoterrorismo” pode ser enganoso, uma vez que a sua formulação transmite a ideia de medidas terroristas com o objetivo de proteger o meio ambiente, ou seja, o terrorismo ecologicamente motivado.

Para rotular um crime como terrorista, é necessário que a poluição ou destruição do ambiente natural seja combinada com a intenção de matar ou prejudicar pessoas como parte de um plano terrorista. Faz diferença se alguém apenas quer destruir o ambiente natural ou quer destruir o ambiente natural combinado com a intenção de matar ou prejudicar as pessoas da mesma maneira que poderia ter sido alcançado usando bombas ou outras armas.

Olhando para a história legal, especialmente considerando os crimes terroristas contra o ambiente natural, ressaltamos aqui um exemplo de uma ofensa criminal: o envenenamento da água potável em uma nascente. Este crime é um exemplo de crime intercultural. Esta suposição é baseada especialmente na consciência de que um fenômeno como a criminalização do envenenamento da água potável pode ser encontrada em todas as épocas da história legal e códigos criminais de todas as sociedades modernas.

Abordaremos esses e outros aspectos do ecoterrorismo em nosso curso.

Inscreva-se
  • Modalidade A distância
  • Duração 40 horas
  • Carga Horária 40 horas
à vista no boleto bancário ou em 2x no cartão de crédito
R$80,00

Módulos:

Módulo 1: Ecoterrorismo: conceito e os perigos ao meio ambiente

• Análise jurídica do ecoterrorismo

• Conflitos ambientais no Brasil

Módulo 2: Ecoterrorismo: influência das políticas no meio ambiente

• Ecologia política e relações internacionais

• Ataques terroristas ao meio ambiente

Material completo do curso em formato texto

Power Point

4 videoaulas

Avaliações com questões autocorrigíveis

Certificado digital

Denyse Moreira Guedes

n/a

Quer tirar dúvidas? Clique em fale conosco.